Livros


Minicontos e Muito Menos
Marcelo Spalding
versão online gratuita



Minicontando
Ana Mello
R$ 20,00

Espaço do Professor

Professor, é muito produtivo trabalhar com minicontos em sala de aula, pois apesar de serem curtos, trazem uma carga semântica enorme. Abaixo temos algumas sugestões de trabalhos para desenvolver com seus alunos e também oferecemos algumas oficinas que podem ser ministradas pessoalmente.

Ah, e você pode ficar à vontade para baixar, copiar, xerocar, imprimir, distribuir os minicontos em sua escola, só lembre de mencionar o nome do autor.

 

Marcelo Spalding e Ana Mello

SUGESTÃO DE TRABALHOS COM OS ALUNOS

1) APRENDENDO A IMPORTÂNCIA DA REESCRITURA COM MINICONTOS: escrever minicontos não é tão fácil como parece, mas como eles são curtos, rapidamente um aluno consegue produzir um miniconto. Com isso, o professor pode ir lendo um a um os textos produzidos e apontar aspectos que podem ser melhorados, solicitando que os alunos reescrevam os textos. Essa prática é muito útil para demonstrar aos estudantes a importância não apenas de escrever, mas de ler com atenção o que se escreveu e reescrever. 

2) TRABALHANDO LITERATURA COM TURMAS DE EJA: o miniconto tem sido muito usado em turmas de EJA para trabalhar com leitura e literatura, pois apesar de eles serem curtos, suas temáticas não são voltadas especificamente ao público infanto-juvenil. É sempre muito produtivo levar um miniconto para a sala de aula e fazer a turma discutir sobre o que entenderam do texto, mostrando a eles que há alguns indícios importantes, mas que eles têm liberdade de interpretação. Depois, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escrevam seus minicontos.

3) OFICINA DE MINICONTOS E TERROR: o tema terror é assunto bastante atual que tem estado entre as preferências do pequeno leitor. Crianças e jovens vêm experimentando, na literatura e no cinema, a questão do medo e as sensações que o sentimento evoca. Que tal levar seus alunos a produzir suas próprias historinhas de terror, criando textos bem curtinhos como os minicontos? E criando desenhos ou colagens para ilustrar suas criações? Pode ser uma forma de entender, brincar, exorcizar e criar literatura e arte envolvendo esta questão perturbadora. Para os maiores, pode ser um enriquecimento na sua formação como leitor e na habilidade com a escrita, considerando a brevidade da narrativa curta. Veja mais detalhes no site da escritora Jacira Fagundes.

4) ESCREVENDO MINICONTOS A PARTIR DE UM "MODELO": como escrever para os alunos é sempre difícil, em especial escrever literatura, uma boa forma de fazê-los brincar com as palavras e exercitar a escrita é escolher um miniconto que tenha uma forma peculiar (veja um exemplo) e pedir que eles mudem o texto seguindo a mesma estrutura.

Sugira um trabalho para nós.

 

SUGESTÃO DE MINICONTOS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA

Pela temática, nem todos os minicontos são adequados para o trabalho em sala de aula, pelo menos não com crianças. Abaixo citamos alguns minicontos que podem ser trabalhados em sala de aula e sugerimos uma abordagem, mas no Veredas você encontrará dezenas deles. 

Colégio Novo: aborda o chamado bullying que sofrem crianças especiais, no caso um cadeirante.

O monstro embaixo da cama: excelente para discutir com os jovens sobre os medos, brincar com eles sobre o infantil "medo de monstro" e refletir sobre os medos que substituíram estes.

Solidariedade: a partir da singela história de um papeleiro e seu cavalo, este miniconto permite todo um debate acerca da solidariedade (ou da falta dela) nos dias de hoje.

Nômades: aborda a complexidade das formações familiares atuais, com pais separados, jovens morando em mais de uma casa, etc.

 

OFICINAS

Oficina de criação de minicontos com Marcelo Spalding: mesclando sua experiência como professor em Oficina de Criação Literária e seu estudo acadêmico sobre o miniconto, Marcelo Spalding desenvolveu uma palestra-oficina para estimular a escrita criativa a partir do miniconto. Mais informações em http://www.marcelospalding.com/.

Site desenvolvido pela metamorfose agência digital - sites para escritores